Wise words: vou casar com Simplesmente Branco
Se a tradição cumpriu a sua função, o Natal ou a passagem de ano trouxeram-vos um anel muito especial e as palavras mais doces que sonhavam ouvir da parte da vossa cara-metade. Ou talvez já tenham chegado à quadra festiva de anel no dedo. Muito bem: temos ano novo, vida nova, no verdadeiro sentido da expressão, certo?
Então, vamos meter mãos à obra. Para o primeiro artigo de wise words de Janeiro, decidimos criar um calendário de bons conselhos que cubra o mês inteiro. Assim, não haverá dias em branco e estarão sempre em cima do acontecimento. O objectivo é substituir o habitual «vou casar, e agora?» por um tranquilo «vou casar com Simplesmente Branco», logo, está tudo sob controlo. À medida que forem carimbando os dias e incorporando as nossas wise words na organização do vosso casamento, contem-nos como estão a correr as coisas na nossa página do Facebook e no Instagram, com a hashtag #voucasarcomSimplesmenteBranco
Vamos a isto?
7 de Janeiro: Se ainda não têm o livro Queres Casar Comigo – guia prático para um dia muito feliz, hoje é um bom dia para comprá-lo. As autoras Susana Esteves Pinto e Maria João Soares quiseram «dar-vos uma visão de 360º, bem disposta, serena, aberta e profissional, sobre os vários assuntos de que é feita esta viagem, e facilitar a vossa aventura, partilhando conhecimento valioso e ferramentas práticas para dominar o processo.» Será um valioso companheiro – tenham-no sempre à mão.
8 de Janeiro: Vamos começar a eliminar dúvidas? Reunimos 15 perguntas frequentes sobre a organização do casamento, acompanhadas de respostas pertinentes. Espero que vos sirvam de ponto de partida para começarem a sentir-se menos ‘perdidos’. Em muitas das respostas encontrarão links para poderem aprofundar melhor cada assunto.
9 de Janeiro: Por onde é que se começa a fazer contas? Já decidiram casar, já contaram às pessoas que vos são mais chegadas, já confirmaram de quanto dinheiro é que dispõe para esta aventura e já sabem que contribuições poderão encaixar dos familiares, se for esse o (sempre simpático) caso. Está na hora de pôr tudo preto no branco e começar a desenhar o orçamento do casamento.
10 de Janeiro: Ser um smart saver implica que se compreenda as diferenças entre poupança, que diz respeito a um custo (baixar um orçamento, por exemplo) e ganho, que diz respeito a valor (ter mais qualidade ou serviço, pelo mesmo preço).
11 de Janeiro: Está na altura de vos lembrar que o casamento obedece a algumas regras e procedimentos para fique tudo dentro da legalidade. Saibam quais e tratem de tudo atempadamente.
12 de Janeiro: Chegámos à parte divertida do processo: procurar os fornecedores ideais para o vosso casamento. Do lado de lá, também se aprecia e procura bons clientes. Quanto melhor e mais saudável for esta relação, mais perfeito será o dia, para todos.
13 de Janeiro: A partir do momento em que têm uma data em mente e um número de convidados definido, é chegada a hora de escolher o espaço para a vossa festa.
14 de Janeiro: Convites e agradecimentos – vejamos as regras e a margem de manobra para que os momentos protocolares pré e pós-casamento deslizem com ligeireza.
15 de Janeiro: Um dos assuntos que mais espaço mental vos ocupa desde o dia do pedido – ou, muito possivelmente, desde antes disso: o vestido perfeito – eis aquilo com que todas as mulheres sonham para o dia do seu casamento. Mas como encontrá-lo? (As meninas plus size encontrarão também aqui dicas muito valiosas.)
16 de Janeiro: Para que os rapazes não se sintam excluídos, hoje falamos com eles sobre fatos, sapatos e cuidados com a pele, o cabelo e a barba.
17 de Janeiro: O que é mais a vossa cara? Uma mesa gloriosamente tradicional ou algo simples e leve, com toques de modernidade? Este será um dos prováveis duelos que terão de arbitrar até chegarem a uma conclusão final. As opções de comida e bebida são de facto, variadas, e o fio condutor deverá ser uma combinação equilibrada entre o local, o tipo de festa que delinearam e a variedade de convidados que esperam.
18 de Janeiro: 2019 será, seguramente, o ano em que mais pessoas despertarão para a necessidade de evitarmos os desperdícios. Também os nossos fornecedores estão sensibilizados para a necessidade de mudar comportamentos. Ontem falámos de comida, hoje falamos de catering consciente.
19 de Janeiro: Continuamos a ajudar-vos a fazer escolhas sustentáveis, para que o vosso dia feliz seja também leve, em termos ambientais. E não pensem que vos queremos complicar a vida, nada disso. Aliás, a palavra de ordem aqui é mesmo ‘simplificar’.
20 de Janeiro: A fotografia e o vídeo serão das primeiras alíneas que quererão ver resolvidas na checklist de organização do vosso casamento. Percebe-se porquê: as imagens que daí resultarem serão as memórias palpáveis que vos ficarão para reviver o dia ano após ano, para partilhar com gerações futuras, para construir a história palpável da vossa família e poder contá-la a quem não tenha assistido a todos os episódios.
21 de Janeiro: Vamos reservar mais um dia para a importância das memórias que guardarão do dia do vosso casamento, sob a forma de imagens. Porque um álbum de fotografias de casamento é muito mais do que isso. É um tesouro.
22 de Janeiro: Para tornar o espaço do vosso casamento verdadeiramente ‘vosso’, há todo um trabalho de criação e de execução que é necessário planear com tempo. Esse é o trabalho do decorador. Ou o vosso, caso optem por assumir a decoração do grande dia.
23 de Janeiro: A música é um dos principais ingredientes de qualquer festa que se preze, quanto mais de uma festa de casamento – até porque, neste caso, estamos a falar de uma banda sonora, com todo o compromisso que isso implica.
24 de Janeiro: Falar de festa é falar de bolo, claro está.
25 de Janeiro: Garantir que todos os convidados se divertem é uma das vossas principais preocupações. Daí a importância da animação especial para as crianças. Ganham os miúdos e os graúdos.
26 de Janeiro: Se houve ano que nos pôs a duvidar da estabilidade das estações, foi 2018! O que levanta uma questão preocupante em relação ao vosso casamento: e se o tempo mudar de repente?
27 de Janeiro: Pegando nesta ideia da instabilidade meteorológica, porque não virar o calendário de pernas para o ar e casar fora de época?
28 de Janeiro: Já têm a lista de convidados fechada, e no entanto há ainda uma questão por resolver que vos preocupa: o que fazer em relação aos vossos melhores amigos de quatro patas?
29 de Janeiro: No dia do casamento, saber a quem dar o braço, sentar quem e onde, quem vai com quem, são questões que chamamos de protocolares, mas facilmente resolvíveis com uma boa dose de bom senso.
30 de Janeiro: Para evitar situações desagradáveis e manter o espírito bom da vossa festa por muito tempo, o melhor é definirem as regras da gestão das redes sociais no vosso casamento de antemão – e partilharem-nas com todos os envolvidos, de forma clara e simpática.
31 de Janeiro: Está na altura de ter a primeira conversa sobre a lua-de-mel. Pensem em destinos, façam uma lista, equacionem prós e contras e, se for preciso, atirem uma moeda ao ar: quando lá estiverem, já casados e imensamente felizes, vão lembrar com carinho estes momentos e perceber que, de facto, o que importa é estarem juntos.
Sentem-se motivados? Uma leitura por dia, apenas, não custa nada e ajudará a balizar todas as grandes questões e a perceber o quadro geral. Lembrem-se de nos ir contando como está a correr o vosso Janeiro e não deixem de nos colocar as vossas questões: #voucasarcomSimplesmenteBranco
Acompanhem todos os artigos de wise words que vamos publicando, sempre à segunda-feira.
Comentar
Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade