Created with Sketch.
Marta Ramos

Uma história de amor pop-up, por Oupas! Design

Em Fevereiro deste ano, partilhámos convosco o casamento da Ana e do Bennie, uma festa muito bonita e intimista na Quinta de Sant’Ana, fotografada pela dupla Menino conhece Menina. Na altura, a Susana destacou também a participação da OUPAS! DESIGN neste dia cheio de deliciosos pormenores – criaram um livro pop-up com a história do casal: «A Ana contactou-nos uns meses antes do casamento a dizer que queria oferecer algo ao noivo que não fosse o típico relógio de pulso», conta-nos Joana Croft, da Oupas!. «Nós tínhamos feito um pop-up para um casal  e ela gostava de replicar a ideia. Contou-nos toda a história: de onde eram, de como ela e o Bennie se conheceram no Canadá e de como começou a sua história de amor.
A história deles é muito bonita, e ajuda o facto de serem de países diferentes e de terem tido de viajar tanto para estarem juntos. Isso deu-nos asas para criar diferentes cenários, com os dois sempre como personagens principais. A Ana também nos deu bastante liberdade para ilustrarmos a história como preferíssemos, desde que se mantivesse fiel ao que ela nos contou.»

O resultado está à vista: um objecto magnífico, que fará para sempre parte da história afectiva desta família. Vejam os detalhes:

 

 

 

 

 

 

Para a Joana, criar livros pop-up é um processo muito divertido, pois não só têm o prazer de ilustrar uma história, como também podem pensar em como animá-la – de formas muito básicas, mas muito engraçadas: «No livro da Ana e do Bennie temos uma primeira página em que introduzimos onde cada uma das “personagens” cresceu, e foi imediato para nós que tínhamos de fazê-los crescer de uma forma literal: então, ao puxar uma fita, as perninhas da Ana ou o Bennie aumentavam e eles cresciam. E como esta, criámos outras interacções que tornam o livro interessante e nos fazem querer mexer e remexer. Há uma redescoberta constante neste tipo de livros – daí que sejam tão fascinantes tanto para crianças como para adultos.»

Para fazer um livro deste género, a equipa Oupas! pede sempre ao cliente que lhe conte a história em questão de uma forma resumida. A partir daí, sugerem o número de páginas que o livro deveria ter e, com este elemento, mais uma ideia da complexidade do conteúdo, já conseguem fazer um orçamento personalizado. Neste caso, a Ana contactou-os com muitos meses de antecedência, por isso houve tempo de sobra. Alguma antecedência é importante, claro, pois estes trabalhos precisam de espaço não só no calendário mas também na criatividade.

«A nossa área de negócio por si só já é um pouco incomum e por isso por vezes surgem ideias ou pedidos engraçados e pouco usuais. Fazemos sobretudo decoração de eventos, lojas e escritórios, tudo com papel e cartão, mas aceitamos todo o tipo de desafios. Entretanto iniciámos um projecto também mais virado para particulares, em que vendemos ramos de flores em papel no nosso site ou fazemos por encomenda. A ideia dos ramos surgiu depois da Cidália (uma das fundadoras do Oupas!) ter casado com um ramo totalmente feito em papel. Tem tido alguma projecção, especialmente nos dias típicos para oferecer flores: dia dos namorados, dia das madrinhas, etc.»

Se ainda não conhecem estes ramos de flores em papel, visitem a loja online da Oupas! – são tão bonitos e, reparem, podem durar para sempre! Acompanhem a Oupas! Design no Facebook, no Behance, no Instagram e no Twitter, e receberão mãos cheias de flores e outras coisas bonitas em papel e cartão, construídas de raiz, com perfeição e graça.
E se não viram ainda as fotos do casamento da Ana e do Bennie, não deixem de ver. Como sempre, a atmosfera captada pela lente Menino conhece Menina é encantadora.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade