Created with Sketch.
Joana Amaro

Um casamento amigo do ambiente: “Sim, aceito!”

O dia de casamento é um dos dias mais felizes e especiais da vida dos casais. Uma data em que as pessoas mais importantes se juntam para celebrar o amor, a paixão e a união que conecta dois corações. Entre todo o entusiasmo que caracteriza, não apenas o grande dia em si mas também todo o processo de organização, é necessário ter em conta o impacto que o seu casamento terá no nosso planeta.

 

“Sustentabilidade” é uma das maiores preocupações atualmente, a nível mundial por isso é um tema que os noivos deverão ter em consideração, quando têm a possibilidade de o fazer. Felizmente, hoje em dia, já existem inúmeras opções amigas do ambiente  incluir em contextos de casamento e garantem, de igual modo, toda a elegância e beleza que estes dias pressupõem e merecem.

 

Fotografia de Casamento
Helena Tomás Photography

 

Para compreender o impacto da indústria nupcial na “saúde” do nosso planeta, partilho alguns aspetos que farão todos os casais pensar e ponderar um casamento mais ecológico:

 

“Estudos britânicos concluem que 4910 toneladas de plástico não-reciclável foi utilizado em casamentos só no ano passado em Inglaterra, o equivalente a 47 baleias“. Por isso, pense também nos valores atuais em Portugal… Assim, podemos concluir que o plástico é sem dúvida uma das maiores preocupações neste panorama. Mas não só…

 

  • 15% das pessoas comeriam apenas uma das refeições principais servidas no casamento;
  • 15% dos recém-casados deitam foram o que sobra do seu bolo de casamento;
  • 37% dos convidados não consume as lembranças de casamento que são comestíveis.

 

Flores de casamento sustentáveis
It’s all about…

 

Para além disso, os maiores inimigos da sustentabilidade, em contexto de casamento são:

 

  • Balões: na maioria dos casos, feitos com materiais que não são biodegradáveis, acabando por apresentar um contributo negativo para os aterros sanitários. Ter em conta, que os balões representam também uma grande ameaça, em termos de asfixia, para pássaros e animais marítimos.
  • Confetti: atirar confettis é uma tradição extremamente comum nas celebrações de casamento, mas a verdade é que já parámos um minuto para pensar: “o que acontecem a estes pequenos papeis?”. Infelizmente, trata-se, novamente, de um tipo de material que não é fácil e naturalmente degradáveis, acabando por ser consumido por animais.
  • Decoração: muitos pormenores decorativos são confecionados com papel, pelo que é importante analisar os aspetos onde é possível reduzir este material ou encontrar soluções sustentáveis e ecológicas, como substituição.

 

Fotografia de Casamento
João Almeida

 

Posto isto não há como não gostar de casamentos ecofriendly e, se ainda estava com dúvidas, acredito que neste momento já a ponderar seguir um caminho mais amigo do nosso planeta. Para o efeito, hoje partilho algumas dicas que o vão acidar a ser mais sustentável, reduzir a sua pégada ecológica e para contribuir para um menor desperdício… E como referi anteriormente: não têm que renunciar à sofisticação e bom gosto que desejam que faça, também, parte do vosso casamento.

 

Fotografia de Casamento
Lugares e Momentos

 

Vestidos de noiva e fatos de noiva

 

Arrasar no dia do seu casamento é um must, no entanto isso não significa que têm de comprometer o futuro e a sustentabilidade do nosso planeta. Neste caso, hoje em dia, os noivos contam com algumas opções que permitirão ser mais ecofriendly:

 

  • optar por vestidos de noiva e fatos de noivo que sejam confecionados com materiais sustentáveis;
  • alugar o vestido de noiva ou fato de noivo é, também, uma opção bastante viável e atualmente, vários são os designers e ateliers que oferecem esta alternativa.

 

Fotografia de Casamento
João Almeida

Fotografia de Casamento

Decoração floral: flores orgânicas ou com impacto reduzido

 

Apesar de a grande maioria corresponder a flores orgânicas, o tema “sustentabilidade” pode ainda ser tido em conta, quando nos focamos nas flores que irão decorar e dar um twist no seu casamento.

 

  • Compre flores sazonais e locais. Ao comprar flores sazonais está a garantir que não está adquirir flores que vêm de longe, assim como não são utilizados fertilizantes químicos que poderão ser prejudiciais para o solo.
  • Plante as flores que vai desejar ter no seu grande dia de casamento, quando a escolha é feita com a devida antecedência.
  • Encontre floristas que tenham a sustentabilidade como prioridade, o que se vai verificando cada vez mais ao longo dos últimos tempos.  Bloom Creative é um destes exemplos, que considera este tema como uma emergência comum a nível global. Para o efeito, esta profissional aceita, assim, o desafio de criar e desenvolver conceitos, métodos e técnicas que garantam a sustentabilidade ambiental, através de registos mais naturalistas e orgânicos.

 

Flores de casamento sustentáveis
Bloom Creative
Flores de casamento sustentáveis
Bloom Creative

 

Os convites do seu casamento 

 

Para além do plástico, o papel depara-se também com um grande desafio, no que toca às práticas mais sustentáveis. Por esta razão, o estacionário e os convites do seu casamento – a sua grande maioria são produzidos com papel -, pedem, também, que sejam produzidos com opções mais ecofriendly.

 

Para A Pajarita, em particular, a palavra “Sustentabilidade” corresponde a um dos conceitos que guia o seu trabalho, assim como a sua conduta. De forma a oferecer opções mais amigas do ambiente aos noivos, esta profissional tem sempre especial atenção à gestão dos materiais e à qualidade dos mesmos. Assim, e no estacionário utiliza apenas papeis livres de ácidos e gere a produção, de modo ao minimizar ao máximo o desperdício.

 

Convites de casamento sustentáveis
A Pajarita
Convites de casamento sustentáveis
A Pajarita

Decoração

 

Realço, uma vez mais, que optar por aspetos mais sustentáveis não tem de comprometer a beleza do seu casamento, nem a decoração. Mas, é importante seguir alternativas mais verdes e neste sentido existem, igualmente, algumas técnicas que vão seguramente manter a estética e o estilo do seu grande dia.

 

  • Luz: tire o máximo partido da luz do dia. Para além, ter painéis solares no espaço onde celebra o seu casamento fará também uma diferença, quando a noite cai, pois vai colecionar o máximo de energia possível, para iluminar quando estiver mais escuro. Quando esta possibilidade não é viável, pode sempre optar por velas de abelha penduradas, que vai conferir uma atmosfera mágica.
  • Aposte em materiais naturais, desde asa toalhas de mesa aos guardanapos. Neste âmbito, existem inúmeras alternativas e bastante elegantes como a junta, linho puro e cordas.

 

Decoração de Casamento
Proevento
Decoração de Casamento
It’s all about…
Decoração sustentável de casamento
Escape Eventos
Fotografia de Casamento
João Almeida

 

Catering: menus orgânicos e sustentáveis

 

Atualmente, é bastante comum para os noivos ter em conta as restrições alimentares dos seus convidados, no entanto ainda não existe esta preocupação relativamente à origem e ao modo como as refeições chegam às nossas mesas. Se o desperdício alimentar e a sustentabilidade são uma prioridade para si, então é também imprescindível que encontre um serviço de catering que esteja, igualmente, alinhado com estas preocupações.

 

  • Procure fornecedores locais: aspeto fundamental quando nos focamos nos kilometros percorridos para fazer o fornecimento de alimentos ou de refeições, no geral. No entanto, existe uma outra vantagem associada, relacionada com as comunidades agrícolas de dimensões mais reduzidas que vêm assim a oportunidade de prosperar.
  • Produtos orgânicos: os pesticidas, como tudo na vida, correspondem a uma moeda de duas faces. Apesar de apresentarem alguns benefícios, apresentam também bastantes aspetos negativos, uma vez que apresentam propriedades químicas prejudiciais e que contribuem para a poluição dos solos. Por isso, é recomendado que preste atenção aos padrões certificados, que caracterizam os produtos selecionados.
  • Catering: encontre uma empresa de catering motivada a proteger também os aspetos ambientais;
  • Desperdício de comida: questione a empresa de catering que pretende contratar sobre a sua política de desperdício alimentar e o destino que dão à comida que não é consumida.
Catering de Casamento
Páteo Velho
Catering de Casamento
Morgadio Real

 

Como vê, ser amigo do ambiente é fácil, elegante e está na moda! Inspire-se nestas dicas para conferir um carácter mais sustentável ao seu dia de casamento.

 

Eu volto em breve com mais dicas e inspiração!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade