Created with Sketch.
Susana Pinto

Luísa + João, hipster, vintage, rustic and oh so cool!

Fechamos a semana em modo golden hour, quando a luz é a mais bonita. Já vos disse algumas vezes que sou muito parcial, no meu gosto pessoal, a estes tons de caramelo, quentes e até sensuais, trazem-me memórias boas dos longos verões quentes, registados analógicamente (e quase sempre em modo surpresa), em rolos Kodak.

A épica festa da Luísa + João, em Guimarães e Fafe, não podia ter tido melhor registo, que ficou a cargo da dupla Maria Imaginária, ao ponto dos noivos terem confirmado a data em função da disponibilidade do Pedro Verde e Nuno Matos.

Deleitem-se com a energia boa desta festa, com as imagens lindas e com o vídeo.

 

Quando chegarem ao fim, passem pela casa dos Maria Imaginária, para ver a totalidade das imagens, que só vos estamos a mostrar uma pequena parte… é assim tão bom!

 

Preparativos da noiva

 

 

Preparativos da noiva

 

Que ambiente quiseram criar? Como o fizeram?

O nosso objetivo principal era criar um ambiente à nossa imagem, de forma a que os convidados nos podessem reconhecer em cada pormenor.
Como descontraídos que somos, procurámos um ambiente igualmente relaxado, sem muitos formalismos. Para a decoração, escolhemos uma onda boémia, com leves traços rústicos e vintage. Queríamos uma verdadeira festa hipster, se é que assim lhe podemos chamar!

 

 

 

 

 

O que era o mais importante?

Tudo era importante. A escolha do local da ceremónia, em Guimarães, nos jardins do Paço dos Duques de Bragança, as flores (muitas flores com muito verde! Escolhemos arranjos de folhagens misturados com peónias e rosas com tons desgastados), a música (uma banda indie/folk), o vestido e o fato do noivo (sim, se a ideia era ser descontraído procurámos outfits à altura), as alianças, também elas nada dentro do habitual, o local onde ficámos a dormir na noite anterior, juntamente com os nossos amigos mais próximos e familiares, a escolha do fotógrafo (alguém que pudesse registar tudo o que idealizámos da forma mais pura e artística possível), a escolha das roupas das damas de honor e cavalheiros, a decoração das mesas, as lofertas aos convidados (um CD com a playlist da festa), todos os pormenores da quinta. Dentro dos três meses que tivemos para organizar o casamento, tentámos dar importancia a tudo!

 

O noivo e os amigos

 

Retrato do noivo

 

Retrato do noivo

 

 

E secundário?

Não podemos considerar que alguma coisa tenha sido secundária. Podemos sim, dizer, que em termos de orçamento nos focámos em coisas que podiam ser consideradas secundárias (uma carrinha antiga que serviu como bar de gins premium, jornais sobre o dia da festa, leques e sombrinhas para os convidados, cartões de boas vindas e muitos outros pormenores), comparativamente às coisas em que muitos noivos gastam grande parte dos orçamentos (alianças de ouro e aneis de noivado, vestidos de noiva/noivo de marcas caras, arranjos de flores muito sofisticados (tínhamos muitos arranjos mas foram compostos com folhas de oliveira e heras, apanhadas no monte).

Nunca se esqueçam que nem sempre a solução está em recorrer aquilo que é mais caro, há muitas soluções económicas para se conseguir exactamente o mesmo resultado. É tudo uma questão de pesquisa e gosto.

 

Noiva em preparativos

 

Retrato da noiva

 

Noiva boémia com bouquet

 

A noiva com as damas-de-honor

 
O que vos deu mais prazer criar?

Tudo!!! Pusemos o nosso coração em cada pormenor que criámos. Queríamos um dia especial, queríamos que o nossos convidados se sentissem igualmente especiais e que entrassem no nosso mundo. Queríamos que nos ficassem a conhecer ainda melhor e que, dessa forma genuína, pudessem celebrar connosco um dos dias mais bonitos das nossas vidas.

Temos também de salientar que adorámos a parte do DIY. Encerar madeiras, pintar e colocar vinil, fazer os convites… Fizemos tudo no nosso estudio.

 

Retrato da noiva com o pai

 

 

Noivo hipster e companhia

 
O casamento que planearam, é a vossa cara, ou foram fazendo cedências pelo caminho?

O nosso casamento foi mesmo a nossa cara.
A unica cedência que fizemos foi em ser celebrado numa pequena capela em vez da ideia inicial do bosque, porque a igreja não o permitia.

 

Noiva boémia e as amigas

 

 

 

 

As damas de honor boémias

 

Um pormenor especial?

Não dá para apontar apenas um. A carrinha/bar de gins, a tenda hippie, os jornais com notícias cómicas sobre nós e palavras cruzadas para adivinhar o local da nossa lua-de-mel e etc., a área zen…

 

 

 

 

 

 

Algumas words of advice para as próximas noivas?

Façam do vosso dia, o dia que sempre sonharam, à vossa imagem. Sem ideias preconcebidas daquilo que um casamento deve ou não ter ou ser. Não se deixem influenciar por ninguém porque o dia é vosso! Nunca vão agradar a todos, mas se os convidados vos revirem no casamento, vão entrar no espírito.

Por vezes pode ser difícil conseguir encontrar tudo o que precisam mas naquilo que poderem, ponham mãos à obra e façam vocês mesmos. Vale a pena o trabalho! É o vosso momento! E é único!

 

 

Retrato dos noivos boho-chic

 

 

 

 

Que imagens fantásticas… A dupla Maria Imaginária, composta pelo Pedro Verde e Nuno Matos, além de fotografar, também registou esta bela festa em vídeo:

 

 

 
Os nossos fornecedores:

convites e materiais gráficos: desenhados com a ajuda da nossa designer gráfica, Angela Es e impressos na Detalhe Soluções Publicitárias;

local e catering: a cerimónia foi em Guimarães, nos Jardins do Paço dos Duques de Bragança, na capela. O copo-de-água foi na Quinta das Vinhas, em Fafe:

bolo: Sandra Pereira, uma professora que se dedica a fazer bolos caseiros com muito amor!;

fato do noivo e acessórios: o fato do noivo é da ASOS, adaptado pelo que foi considerado “o melhor alfaite do mundo” pelo grupo Inditex, e que é de Guimarães, António Santos.
Os acessórios (suspensórios e laço) foram comprados no EBay e os sapatos são Dr. Marteens;

vestido de noiva, sapatos e acessórios: o vestido da noiva foi desenhado pela própria e feito por uma costureira local, Alice Ferreira, a coroa é da Claire’s e os sapatos são Windsor Smith;

maquilhagem: feita pela noiva;

cabelos: Backstage Image Lab;

flores: Isabel Matos Silva;

ofertas aos convidados: um CD com a playlist do dia, gravado e impresso por nós, e o jornal “O Grande Dia”;

fotografia e vídeo: Maria Imaginária (tinhamos tanta certeza acerca dos fotógrafos, que definimos a data do casamento em função da agenda deles, a única data disponível do ano);

luzes, som e Dj: Intenso, uma banda folk/indie e Inês Corte Real (ouvimo-la no The Voice a cantar Skinny Love (música de entrada da noiva) e decidimos contacta-la.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade