Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: decoração floral eco-friendly é possível?

Nas dicas para casar de hoje, e continuando o assunto casamento sustentável de que falámos na semana passada, vamos falar de decoração floral eco-friendly.

As flores deixam uma pegada ecológica bastante acentuada — isto é um facto que bem sabemos. Do cultivo intensivo e fora dos ciclos naturais, passando pelo uso de adubos e pesticidas agressivos, consumo de água e aquecimento para as estufas no inverno e o longo transporte para a sua circulação e disponibilidade em qualquer parte do mundo, isto é tudo menos friendly!

 

Pensar nas questões de sustentabilidade e no conceito eco-friendly no mercado de casamentos não é fácil, uma vez que os fornecedores estão a lidar com expectativas muito elevadas, concentradas no resultado de um único dia em que nada pode falhar e a perfeição é esperada. E isso tem impacto nas escolhas que são feitas.

 

Na generalidade dos casos, não é possível utilizar apenas espécies autóctones e locais. Ou porque a dimensão do projecto requer grandes quantidades que a produção nacional não consegue garantir, ou porque as espécies que os noivos ambicionam nem sequer são produzidas no nosso país. A decisão acaba por cair na compra nos grandes leilões da Holanda, esperando pelos camiões que fazem milhares de quilómetros para a sua entrega.

Perante esta realidade, o desafio está em encontrar estratégias para contrabalançar este impacto e deixamos esta recomendação: estejam abertos e disponíveis para as sugestões de decoração floral eco-friendly que os vossos fornecedores vos irão propôr.

 

A Susana Abreu, da Inspirarte, fala-nos um pouco sobre a sua abordagem para uma decoração floral mais eco-friendly e sustentável:

 

“Aconselhar os noivos para que façamos uma decoração floral com flores da época é um ponto de partida extremamente importante – procuram-se produtores nacionais, com menos custos para os transportes, menos combustível utilizado, e viagens locais, com redução parcial da poluição.

 

“Menos é mais” é sem dúvida outra máxima a utilizar. Para terem um casamento lindo de morrer, não é preciso gastar toneladas de flores, a elegância de um casamento não se vê pelas quantidades, mas sim pela qualidade – utilizar menos flores corresponde a menos lixo produzido, menos desperdício.

Quando os noivos não querem levar as flores no fim da festa, sugiro sempre que ofereçam as flores aos seus convidados – quem não gosta de levar para casa um lindo arranjo de flores?

 

Reforço esta ideia com um argumento simples: na desmontagem do serviço, não consigo distribuir aquelas quantidades de flores lindas e ainda frescas (porque são de qualidade), por todos os colaboradores do casamento e pessoal do espaço. Para mim é uma dor de alma deitar para o lixo estes arranjos arranjos florais tão maravilhosos, pensados e executados com tanto cuidado e que causaram tanta alegria, ainda no seu pico máximo de beleza.”

 

Decoração floral eco-friendly

Quando escolhemos flores de época e de produção nacional, salvaguardamos outro pequeno grande detalhe, mais comum do que possam imaginar, mas que os verdadeiros profissionais não deixam transparecer: as encomendas que não chegam ou vêm diferentes do pedido inicial.

É sempre boa ideia preverem uma segunda opção a conselho do vosso designer floral. O mercado floral é cheio de imprevistos (pragas, intempéries, greves de transportadores, aumentos nos combustíveis, flutuações de preço…), que se reflectem na disponibilidade e preço final do produto. O orçamento é pedido com meses de antecedência, mas encomenda é feita uma ou duas semanas antes do casamento, logo, as surpresas não são tão improváveis quanto isso.

 

Outro assunto muito importante na decoração floral eco-freindly e que facilmente tem sido substituído, são as espumas florais. As espumas são altamente poluentes e de utilização única, mas essenciais na estruturação dos arranjos, mantendo as flores frescas.

Felizmente, em muitos casos pode, ser substituída por rede de galinheiro, que permite a estrutura e a reutilização. Criar centros de mesa em formato quase de bouquet, com uma base destas, permite que fiquem lindos e altos, e que sejam recolhidos facilmente pelos convidados para as suas casas.

 

A utilização de plantas naturais para uma decoração de um evento é uma bela ideia de que temos falado muitas vezes. Sejam oliveiras de pequeno porte para um estilo mediterrânico, suculentas variadas que tomam a vez de ofertas dos noivos ou outras plantas vistosas, como hortências, funcionam lindamente, podem ser replantadas e não há limites para a criatividade!

Estas plantas, versão média ou mini, podem ser as lembrança para convidados e passar a mensagem de apelo para que se ajude o planeta.

 

Há vários anos, quando uma amiga se casou, com cerimónia civil e jantar intimista num charmoso restaurante em Colares, ajudei a decorar o espaço da cerimónia e da mesa de jantar para dez pessoas. Escolhemos várias plantas de vaso pequeninas, num viveiro ao pé de casa, em tons de rosa e verde, e heras compridas, que transplantámos para copos de vidro e espalhámos pela mesa, misturadas com outros copos de vidro que tinham mini geribérias, cravos e vivaz, em tons de rosa e branco. Ficou um mimo e tudo foi distribuído por todos, sem desperdício.

 

Inspirarte - decoração de casamento Inspirarte - decoração de casamento Decoração floral eco-friendly

Fechamos estas sugestões de decoração floral eco-friendly com a tendência das últimas estações: as flores secas ou desidratadas.
Os arranjos integralmente feitos com flores secas ou desidratadas ou misturadas com flores naturais, funcionam muito bem, com a vantagem de poderem ser reciclados – qualquer pessoa os pode levar para casa e decorar uma jarra por um longo prazo. Mas atenção – a pegada das flores desidratadas é maior do que parece, já que os processos de desidratação e conservação são pouco simpáticos. Tenham isso em consideração e, sempre que possível, procurem opções que sejam mais naturais e orgânicas.

 

A sustentabilidade assenta em três R’s: reduzir, reutilizar, reciclar, mas acima de tudo, no nosso esforço colectivo e consciente. Sejamos criativos!

 

Se estão de casamento marcado e este assunto da sustentabilidade é importante, falem com a Susana Abreu, entrando em contacto através da sua ficha de fornecedor. Espreitem também esta decoração maravilhosa, que, inesperadamente, passou de fora de portas para o interior por causa do mau tempo. Só mesmo quem é muito profissional é capaz de uma reviravolta desta qualidade!

 

Sobram dúvidas? Falem connosco! E não deixem de acompanhar todas as dicas para casar que vamos publicando, sempre à segunda-feira, que vos ajudarão a trilhar este caminho até ao mais bonito dos dias, de forma sabedora e tranquila!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade