Created with Sketch.
Susana Pinto

Convites de casamento, por Graffiscópio: uma imagem vale muitas palavras!

Há umas semanas, conheci o trabalho giro do Ricardo Figueira, que assina com o nome artístico de Graffiscópio, e fiquei fã imediatamente!

São dele estes convites de casamento (e não só!) completamente personalizados:

 

Convites de casamento Graffiscópio

 

Convites de casamento Graffiscópio

 

O Ricardo trabalha profissionalmente como ilustrador há mais de dez anos, maioritariamente na área da Publicidade. Um dia, por acaso, um cliente pediu-lhe para fazer uma banda desenhada que contasse a história do início da sua relação, para depois oferecer à namorada no dia do aniversário. Com este desafio nas mãos, o Ricardo deu-se conta de dois problemas curiosos: o tom juvenil geralmente atribuído a uma banda desenhada poderia retirar o lado romântico da oferta e uma história contada em quadradinhos, com recurso a textos dentro de balões, poderia tornar-se demasiado densa e expor com demasiada evidência certos pormenores íntimos da relação entre os dois.

Uma coisa levou à outro e a solução foi contar uma história por meio de uma mescla de ilustrações. O resultado é mais subjectivo, já que não é uma história linear agarrada a certos momentos-chave que o cliente escolheu.

Simplificando, o cliente só precisou de responder a algumas perguntas previamente elaboradas pelo Ricardo, de resposta fácil e curta. O resultado foi uma ilustração original, divertida e interessante, onde apenas os intervenientes sabem explicar a sua totalidade.

 

Convites de festa Graffiscópio

 

Convites de festa Graffiscópio

 

Com o sucesso deste primeiro desafio, vieram mais trabalhos semelhantes, sempre com excelentes reacções:

 

“Houve uma cliente que se emocionou de tal forma ao ver a história do início da sua relação, passando pelo casamento e nascimento de um filho, que não conseguiu conter as lágrimas. Outro cliente contou-me que a namorada achou a melhor prenda de dia de namorados que alguma vez tinha recebido.
Os trabalhos têm servido vários propósitos; a comemoração de uma relação, de um casamento, o percurso de uma vida, histórias de amigos, aniversários de adultos e crianças, relatos de uma viagem, e outras tantas ocasiões em que a mensagem, intrerpretada e apresentada desta forma, faça sentido, sejam particulares ou empresas”

 

O passo seguinte foi dar nome a este projecto de ilustração bem giro: Graffiscópio, uma espécie de caleidoscópio onde se colocam histórias para as converter em grafismos.

 

Acho a ideia genial!

No site do Graffiscópio (que é giro que se farta!), podem ver mais trabalho do Ricardo Figueira. Podem contactá-lo por email ou ligar-lhe para 962 870 488.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade