Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com Romã Eventos – organização de casamentos

Hoje conversamos demoradamente com a Rute Carvalho, da Romã Eventos – wedding planning e organização de eventos.

 

O trabalho da Romã Eventos reflecte, sem excepção, a personalidade da sua criadora: sempre doce e luminosa. Conhecemo-nos há algum tempo, numa das minhas muitas idas ao Porto e há sempre uma alegria contagiante, muito risonha, nos nossos encontros, que são menos do que gostaríamos, tenho a certeza.

 

Fiquem a conhecer melhor o trabalho da Romã Eventos e, nas palavras da Rute carvalho, percebam o papel de um wedding planner, que é muito mais premente do que aparenta numa primeira impressão: a importância do processo, a capacidade de conduzir vários intérpretes numa só sinfonia e elevar o dia do casamento, de forma genuína e invisível, ao mais bonito dos dias.

A melhor parte de organizar um casamento é pensar, em conjunto com os noivos, como desejam que seja aquele dia, que energia desejam sentir, como imaginam que os convidados se irão comportar, e, a partir daí, começar a desenhar toda a experiência.

É como se tivéssemos uma varinha mágica nas nossas mãos que torna tudo possível. Com ela, desenhamos algo que, no dia, é invisível aos olhos, mas que vai guiando todos os intervenientes sem que ninguém se aperceba disso.

Conta-nos como começou esta aventura de wedding planning e organização:

A aventura de ser wedding planner e organizar eventos começou há vários anos, mas numa área bem diferente.

Durante onze anos trabalhei em áreas ligadas à educação, política e cultura e, durante esse período, colaborei na organização de vários eventos nessas diferentes áreas. A par de tudo isto, como hobby, ajudava a organizar casamentos e eventos familiares, achando sempre que essas actividades nunca deixariam de ser isso mesmo, um hobby.

Felizmente, houve um momento em que o meu coração falou mais alto e me pediu para ouvir a minha verdadeira vocação e, assim, nasceu a Romã Eventos – Pequenas Sementes Grandes Sonhos.

 

Casamento na Pousada de Amares Casamento na Pousada de Amares Casamento na Pousada de Amares, com Romã Eventos

Organizar um casamento é coordenar tarefas e um orçamento, mas também gerir emoções e expectativas. Um destes lados pesa mais ou no meio está a virtude?

Quando vejo o processo de organização de um casamento, vejo um lado de project manager em acção, em que se tem de gerir um projecto para que ele seja realizado com uma elevada taxa de sucesso. Contudo, a par disso, como tenho um lado emocional muito activo, o meu nível de empatia com os noivos acaba por ser muito grande e compreendo as suas angústias, receios e ansiedades.

Acredito que o processo é tão ou mais importante do que o resultado. Por isso, empenho-me para que toda a experiência ao longo dos vários meses de trabalho em conjunto seja prazerosa, até mesmo para que, no dia, todos estejam o  mais relaxados possível e confiantes com o resultado final.

 

Tens uma perspectiva perfeccionista sobre o resultado ou é o prazer de acompanhar o processo que é o factor dominante?

Por natureza, tenho um lado perfeccionista, acho que se dissesse que não, estaria a mentir. Mas tenho consciência de que o resultado é uma sinfonia tocada com vários instrumentos em que o meu papel enquanto wedding planner é ser a melhor maestrina possível e fazer com que a música tenha a melhor melodia. Isso faz com que tenha a capacidade de ouvir várias vozes e vontades para que todas tenham o seu espaço no final.

 

Tens uma assinatura visível no teu trabalho, um estilo próprio e favorito, ou é a voz do cliente que define a totalidade do resultado?

Acredito que somos mediadores dos desejos dos noivos e de quem nos procura. Criamos o projecto em conjunto e tentamos que o resultado seja o mais fiel possível àquilo que idealizaram. Melhor ainda é quando o resultado vai além do que esperavam. Essa é a melhor sensação: sentir que nos desafiámos e superámos as expectativas.

Não sei se existe uma assinatura especificamente minha naquilo que faço, mas estou certa de que, ao dar sempre o meu melhor, isso se reflecte no resultado. Se tivesse de identificar aquilo que distingue o meu trabalho, diria que a delicadeza e o cuidado com o detalhe em todas as composições fazem, sem dúvida, parte da marca que deixo em tudo o que faço.

 

Casamento na Pousada de Amares Casamento na Pousada de Amares Casamento na Pousada de Amares

As tendências da estação… são um assunto de trabalho ou apenas fait-divers?

Acho que todas as tendências são bastante importantes, quase como um compasso. Ditam ritmos de mercado e de decisões. São óptimas para pensarmos sobre elas, trabalhar sobre algo que é “moda” e tentar reinterpretá-lo de diferentes formas para cada cliente. É bom ter essa consciência e deixarmo-nos inspirar pelo mercado, crescemos sempre um pouco mais e proporcionamos o melhor a quem nos procura.

 

Ainda há alguma resistência à figura do wedding planner, que é vista mais como um custo adicional do que um genuíno valor acrescentado. Quais são as claras vantagens em contratar-te?

O mercado está numa evolução constante, mas ainda assim, por vezes, é possível que algumas pessoas não vejam o papel de uma wedding planner como algo necessário. Não existe mal nenhum nessa visão, apenas é sinónimo de que essas pessoas em particular não necessitam do serviço.

O papel da wedding planner pode ser útil quer para noivos estruturados e organizados, que têm tudo sob controlo, que já têm ideias bastante claras acerca do que desejam, mas não têm tempo para as concretizar, ou para noivos mais espontâneos que vão tomando as decisões de uma forma mais intuitiva.

Ambos os casos são válidos, e há muitos outros. No final, o nosso desejo é que os noivos sintam que tomaram as melhores decisões e fizeram as melhores escolhas ao reunirem a melhor equipa de fornecedores possível para o dia do seu casamento, tendo em consideração as suas expectativas, desejos e o orçamento inicialmente definido.

 

Como é o teu processo de trabalho, como crias uma ligação aos teus clientes?

Gosto de sentir que tenho tempo para cada casal, como se eles fossem únicos. Acredito que é o maior luxo que podemos ter e dar, o tempo de qualidade.

Nesse sentido, estar com os noivos com regularidade é algo que faz com que exista mais cumplicidade e que, no final do processo, nos permite sentir que somos amigos desde sempre.

 

Casamento na Pousada de Amares, com Romã Eventos Casamento na Pousada de Amares Casamento na Pousada de Amares, com Romã Eventos

Onde buscas inspiração para cada nova temporada de trabalho?

Acho que tenho um lado curioso que faz com que tenha sempre várias “tabs” abertas na minha cabeça, desde a última música da Maria Sampaio Cabral, “Sailor Moon / Yo Soy Dona de Mi”, às fashion weeks nas várias cidades, passando pelas produções dos vários criadores que são os verdadeiros arquitectos de lifestyle.

Acho que o mundo da moda é o que mais influência o nosso trabalho, é uma forma de estar e viver, mas as minhas fontes passam também pelo teatro, cenografia, arquitectura, dança e as artes performativas. A arte, no geral, é uma grande fonte de inspiração no meu trabalho.

 

E nos momentos de fadiga criativa, como refrescas a mente e o olhar?

Nesses momentos, procuro fazer algo simples, o que nem sempre é fácil de conseguir quando a agenda está mais preenchida.

Descansar, meditar, praticar exercício físico, viajar, passar tempo de qualidade com os amigos e a família, praticar risoterapia, ler ou ver exposições são aquelas actividades que não dispenso para me manter conectada comigo e libertar a mente.

 

Qual é a melhor parte de organizar um casamento? E o mais desafiante e difícil?

A melhor parte de organizar um casamento é pensar, em conjunto com os noivos, como desejam que seja aquele dia, que energia desejam sentir, como imaginam que os convidados se irão comportar, e, a partir daí, começar a desenhar toda a experiência.

É como se tivéssemos uma varinha mágica nas nossas mãos que torna tudo possível. Com ela, desenhamos algo que, no dia, é invisível aos olhos, mas que vai guiando todos os intervenientes sem que ninguém se aperceba disso.

O mais desafiante, ou difícil­, poderá ser gerir as diferentes expectativas da família.

 

Casamento na Pousada de Amares, com Romã Eventos Casamento na Pousada de Amares, com Romã EventosCasamento na Pousada de Amares, com Romã Eventos

Qual foi o casamento em que mais gostaste de trabalhar? Porquê?

Esta pergunta não é fácil, acho que temos tido a felicidade de ter casamentos muito especiais e todos os casais trazem a sua história.

A energia do casal faz o dia, são eles que são os grandes anfitriões e isso faz com que nos sintamos sempre uns privilegiados por vermos tudo a partir da primeira fila e sentirmos que somos quase parte da família.

 

Escolhe uma imagem favorita do teu portefólio e conta-nos porquê:

Desenhar o evento e criar o styling é algo que nos enche as medidas, mas quando vemos o brilhozinho nos olhos dos familiares quando olham para os noivos, ficamos totalmente desarmados e sentimos que conseguimos reunir todos os ingredientes para que estejam relaxados, confiantes e, acima de tudo, muito, muito felizes.

Por isso, agradecemos a cada casal que confia no nosso trabalho e nos dá a mão para realizarmos este caminho em conjunto com eles.

 

Romã Eventos -wedding planning e organização de casamentos

Os contactos detalhados da Romã Eventos estão na sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, feita de belas imagens, e contactem a Rute carvalho directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Descubram a maestria da Rute Carvalho, da Romã Eventos, no mais bonito dos dias Ana + Pedro, na Pousada de Amares, que publicámos recentemente: que doçura de dia!

 

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade