Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Inspirarte – decoração e styling para casamentos

Esta semana, a conversa é com a Susana Abreu, da Inspirarte – decoração e styling para casamentos.

Acompanho o trabalho da Susana há mais de uma década – ainda o Simplesmente Branco nem estava no horizonte, já tínhamos trocado uns emails simpáticos, a propósito de um DIY coleccionável que eu fazia na altura, e a consistência que atravessa estes 10 aos de trabalho é, de facto, a sua melhor assinatura.

O trabalho da Susana é sempre, indiscutívelmente, bonito, mas não é apenas isso – é actual, é completo (há sofás, há candeeiros e abat-jours, há mesinhas de apoio, molduras e almofadas, plantas, pontos de luz) e é impecavelmente profissional, sem nunca deixar de ser elegante, confortável e apelativo ao olhar. A visão que tem para o vosso evento não se reduz à mesa dos noivos e restantes convidados, mas sim ao espaço total do evento, ao ambiente de toda a festa. Isso é um feito, e a linha que de facto separa um verdadeiro profissional do resto dos fornecedores, nunca duvidem.

 

Hoje comunica-se demasiado através do email e de outras plataformas digitais. Por vezes contactam-me apenas para pedir um orçamento sem querer agendar uma reunião presencial. Na minha opinião, é uma forma bastante redutora de fazer uma triagem. Tem que haver empatia, tem que se “captar” a essência do projeto que está a ser proposto, tem que se gostar dos materiais que o profissional tem disponíveis… Acima de tudo, tem que se perceber o que é que realmente esse profissional poderá oferecer. E isso não se consegue por email.

 

Como é que nasceu a Inspirarte?

A Inspirarte nasceu da identificação de várias oportunidades, sendo que a principal foi mesmo a de dar uma resposta às necessidades que existiam no mercado da decoração de eventos e dos casamentos em particular. Há 10 anos a oferta era insuficiente, tanto em quantidade como em qualidade. Tinha nessa altura uma loja de decoração de interiores e algumas das minhas clientes, que começavam a tratar dos pormenores do seu casamento, pediam-me frequentemente sugestões. Comecei a interessar-me por esta área, fiz algumas formações essenciais para quem quer ser profissional e avancei. Surgiu a Inspirarte!

 

Como defines a assinatura da Inspirarte?

Os meus projetos de decoração são pensados e personalizados ao pormenor. Se tivesse de escolher duas características, diria que simplicidade e elegância são, sem dúvida, a assinatura da Inspirarte. O lema “menos é mais” enquadra-se em tudo que faço! Alguém dizia que o maior sinal de qualidade era a inexistência de sinais de não qualidade. Esse é, do princípio ao fim de tudo o que faço, o meu maior objectivo. A delicadeza dos pormenores faz parte da essência da Inspirarte e assina claramente todos os projetos.

 

Esse estilo faz parte do ADN da marca ou é algo que escolheste como tendência e tema para este ano? Porquê?

A simplicidade e a elegância são intemporais! As tendências são importantes e inevitáveis, acabando muitas vezes por dar o tom à inspiração para novos projetos. Pensando em cores e tons, e utilizando um exemplo básico, recordo-me que há 10 anos os dourados raramente eram utilizados – e quando o eram serviam essencialmente para ilustrar uma decoração de gosto duvidoso… Imaginem só nos dias de hoje, gostando-se mais ou menos do tom, as decorações maravilhosas que se fazem com dourados!

 

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

As tendências da estação… são um assunto de trabalho ou apenas fait divers?

Noivos audazes querem propostas novas, diferentes, inovadoras… vão a0 encontro das tendências e modas, e gostam de surpreender no seu casamento. Como na moda, há quem só vista básicos e há quem esteja sempre em cima da última coleção. As tendências da estação, geralmente mais breves e passageiras, refletem a necessidade de apresentar alternativas para consumo imediato. Tal como a moda, a indústria dos casamentos não está imune a esse fenómeno. Ter flexibilidade para dar resposta a estas tendências, diferencia-nos enquanto profissionais.

 

Ter o controle das decisões é importante? Tens uma perspectiva perfeccionista e específica sobre o resultado e a forma como queres que o teu trabalho seja mostrado e vivido ou é o prazer discutir ideias, de criar e acompanhar o processo, que te interessa mais na relação com cada projecto, cada cliente?

Ter uma “linha” definida e mais ou menos rígida para a decoração de um casamento é essencial. Essa é para mim a essência do styling – a coerência. Mas para funcionar, e porque é para os noivos que tem que funcionar, só discutindo, simulando, formulando e reformulando é que as coisas farão sentido.

Em jeito de desabafo, entristece-me que por vezes esse esforço não seja compreendido, não seja valorizado. São dias que se investem neste “fine tunning” para que o resultado seja maravilhoso, e por vezes percebes que o “modelito”, a “chapa 5” vista neste ou naquele blog teriam chegado. Recuso-me, desde o primeiro dia, a copiar ou a adaptar trabalhos de outros. O que me move é criar. Não é, nem nunca será, replicar. Felizmente que a grande maioria dos noivos que me procura sabe que esta é a minha postura e porque quase todos estão a casar pela primeira vez e não têm noção do que resulta ou não resulta, acabo por ter uma grande liberdade criativa. Ao fim de umas centenas de casamentos, o know how que tenho soluciona-me muitos problemas e dissipa muitas dúvidas e receios. Fazer os meus noivos entenderem que por vezes as ideias que têm em mente não resultam, e demonstrar-lhes isso, é dos desafios mais interessantes do meu trabalho. Digo-lhes sempre que quando procuram um verdadeiro profissional desta área têm de se sentir confiantes – porque 1) sabemos o que estamos a fazer e porque 2) mais do que ninguém, queremos que o resultado do nosso trabalho seja fantástico aos olhos de todos! Discutir ideias é ótimo e enriquecedor para ambas as partes, criar um projeto a partir das ideias discutidas e ver o resultado final é o auge de tantas horas de trabalho!

 

Existem fórmulas vencedoras ou cada projecto de decoração é pensado totalmente de raiz?

Todos os projetos são pensados de raiz. Por vezes sou procurada por noivos a dizerem-me que viram um casamento meu publicado aqui ou ali e que querem um igualzinho… Explico-lhes que é impossível, que tal como a decoração não existem casais nem circunstâncias iguais. Não temos “packs”, aliás muitas das vezes, de um ano para o outro, já nem tenho determinado material ou acessório porque já o usei de variadíssimas formas e chego à conclusão que a sua substituição é necessária.

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

Onde buscas inspiração para cada nova temporada de trabalho?

Basicamente em tudo que me rodeia! Preciso e gosto de ter noção das tendências. Começo sempre pela decoração de interiores e tento aplicá-las nos eventos. Mas consulto blogs, como todas as profissionais da área, vejo revistas, viajo, passeio e observo.

 

E nos momentos de fadiga criativa, como refrescas a mente e o olhar?

Acho que criar faz parte de mim. O meu dia devia ter 48 horas para poder criar mais do que consigo, criar tudo o que tenho alinhavado nos meus esboços. Mas quando estou sem ideias basta um passeio pela cidade, visitar certas lojas de decoração, conversar com pessoas que me inspiram… a minha cabeça já vem a fervilhar para o atelier!

 

Como é o teu processo de trabalho, como crias uma ligação com os vossos clientes?

Sobretudo através da comunicação presencial. Hoje comunica-se demasiado através do email e outras plataformas digitais! Por vezes contatam-me apenas para obter um orçamento sem querer agendar uma reunião presencial. Na minha opinião, é uma forma bastante redutora de fazer uma triagem. Tem que haver empatia, tem que se “captar” a essência do projeto que está a ser proposto, tem que se gostar dos materiais que o profissional tem disponíveis… Acima de tudo, tem que se perceber o que é que realmente esse profissional lhes poderá oferecer! E isso não se consegue por email!

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

Inspirarte - decoração de casamento

 

Qual é a melhor parte de decorar um casamento? E o mais desafiante e difícil?

Chegar a um espaço que não tem nada e transformá-lo num ambiente perfeito é qualquer coisa de fenomenal! O desafio é mesmo esse, que às vezes é muito difícil de conseguir!

 

Qual foi o casamento em que mais gostaste de trabalhar? Porquê?

Para quem faz o que gosta, esta pergunta é muito difícil de responder. Saio sempre de um evento com a sensação de “missão cumprida”. Empenho-me em todos os projetos da mesma maneira e acreditem que o friozinho na barriga não é só para os noivos! Mas é extremamente gratificante, no dia seguinte, os noivos telefonarem-me a dizer que adoraram, que estava maravilhoso! É, sem dúvida, uma das coisas que me dá vontade de fazer mais e ainda melhor…

 

Escolhe uma imagem favorita do teu portfolio e conta-nos porquê:

Inspirarte - decoração de casamentos

 

A reacção da noiva quando entrou no espaço! São momentos espontâneos como este que me fazem adorar o que faço!

 

 

Os contactos detalhados de Inspirarte estão na sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, feita de imagens maravilhosas, e contactem a Susana Abreu directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.