Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: convites de casamento e agradecimentos

Hoje as nossas dicas para casar abordam o processo de anunciar o casamento, convidar as nossas pessoas mais queridas e agradecer a sua presença no mais bonito dos dias.

Falamos das pequenas regras de cortesia que fazem uma grande diferença na forma como as coisas correm. Chamamos-lhes protocolo, mas a verdade é que podíamos chamá-las, simplesmente, de boas maneiras.

 

O pedido foi feito, o “sim!” foi dado, e agora é preciso dar as boas notícias às famílias e iniciar a viagem que aí vem: o ideal é juntar os pais de ambos e convidá-los para um delicioso almoço ou jantar.

Passados os brindes, abraços e congratulações, é um bom momento para apresentar à família o plano que têm em mente, o tipo de festa que querem, o orçamento que têm disponível, e aferir a disponibilidade familiar para vos dar suporte  e apoio (financeiro e não só). Será sempre um assunto com as suas tensões e exigências, mas, se abordado com carinho e gentileza, poderá abrir caminho para uma jornada mais tranquila e serena até ao grande dia.

 

Depois dos pais, seguem-se os padrinhos: outro belo almoço ou jantar, já com datas alinhavadas, para alinhar agendas. A partir daqui, é altura de contar a novidade a toda a gente!

 

Convites de casamento Molde Design Weddings

Vejamos agora os convites, que é o passo protocolar que se segue. Dizem as regras que deverão ser feitos e enviados com uma antecedência de 6 a 3 meses, mas outros intervalos serão ainda bastante aceitáveis. O importante é que tenham em conta a logística (o espaço e o catering), e os números finais, em tempo útil: quanto mais convidados tiverem, maior deverá ser o prazo que separa a confirmação da resposta em relação à data do evento, para que tudo se organize da melhor forma.

 

Neste momento, é fundamental discutir com o vosso fornecedor o processo de alteração de datas: que soluções podemos antecipar, que custos pode ter, que boas ideias podemos pôr em prática para salvaguardar o trabalho e o investimento.

Aqui repetimos a nossa fórmula habitual, consultem a oferta de fornecedores de convites de casamento, escolham cinco e contactem três. Poderão escolher convites de casamento pertencentes a uma colecção, prontos a serem entregues, ou encomendar um estacionário original, feito à vossa medida, sendo que esta opção será sempre mais cara que a anterior.

 

Aproveitem para orçamentar todo o material de que irão precisar (e incluímos aqui as ementas, marcadores de mesa, missais, cartões de agradecimento, legendas e sinaléticas variadas, etiquetas e packaging, cartões ou livrinhos de distribuição de lugares, etc.) e decidam, juntamente com o vosso designer, as melhores soluções e serviços – um casamento intimista pede um tipo de trabalho e de peças, uma festa com muita gente precisa de muita eficácia na comunicação.

No que toca a quantidades, a norma é que a encomenda de convites seja, aproximadamente, metade do número dos convidados da lista (façam as contas a um convite por família, por casal sem filhos e por cada solteiro, com direito a acompanhante). Juntem mais uma boa dezena para imprevistos e não se esqueçam de guardar o vosso próprio exemplar!

 

O texto deve incluir, de forma clara, a data, hora e local, a sequência dos eventos e as indicações para lá chegar. A data e contactos para confirmação da presença também devem vir bem legíveis. Posto isto, preparem-se para uma tarefa frustrante: a recolha de respostas definitivas ao vosso convite!

 

Convites de casamento Molde Design Weddings Convites de casamento Molde Design Weddings

E depois da festa?

É tempo de agradecer a todos, convidados e fornecedores, a sua presença e serviço. O modo mais bonito de o fazer é por escrito.

 

Ao preparem os vossos matérias gráficos, contemplem a execução de simpáticos cartões de agradecimento, escolham uma bonita foto do vosso lote e preparem umas palavras singelas – não precisa de ser nada de complicado, o facto de ser pessoal e atencioso será doce o suficiente.

Enviem um cartão por cada casal ou família, e um a cada solteiro (como fizeram com os convites); os vossos pais deverão fazer o mesmo aos seus convidados; e todos os cartões deverão ser assinados pelo casal. Este envio deve ser feito num prazo de 30 dias, no máximo, após a festa.

 

Para os padrinhos e madrinhas, caprichem numa edição mais especial. E para os pais que vibraram, se empenharam e até contribuíram em espécie, um agradecimento especialíssimo e bem doce.

Não deixem de fora a vossa equipa. Podem fazê-lo por email, é claro, mas os vossos fornecedores empenhados valem cinco minutos de atenção e palavras justas e calorosas. Foram parte activa e substancial na vossa festa memorável e merecem sabê-lo!

 

Lembram-se da nossa sugestão de enviarem alguns postais de agradecimento do vosso destino de lua-de-mel? Afinal, toda a gente gosta de receber um postal na caixa do correio, com selos de um destino longínquo e imagens de uma paisagem inspiradora – e ainda mais com as palavras felizes de quem o enviou. Esta é uma simpática maneira de tratarem de alguns dos agradecimentos – aos vossos amigos mais chegados e àquelas pessoas com quem têm uma relação mais informal e que imaginam com um sorriso no rosto ao receber notícias vossas via postal.

 

Nada de muito complicado ou trabalhoso, verdade?

 

As imagens bonitas deste artigo são do portefólio da Molde Design Weddings, a marca da talentosa Joana Duarte. Espreitem a galeria actualizada e deliciem-se com tantos convites de casamento e detalhes espectaculares.

 

Acompanhem as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira. Queremos ajudar-vos a navegar a viagem até ao mais bonito dos dias, reunindo e partilhando bons conselhos, ideias frescas e muito sentido prático, real e experiente.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade