Created with Sketch.
Ana Apolinario

Let SB Inspire You: as cores Pantone 2021 aplicadas aos casamentos

Há mais de 20 anos que a Pantone corre mundo à procura de novas influências de cor e que seleciona, todos os anos, uma cor representativa que influencia o desenvolvimento de produtos em múltiplas indústrias, desde a moda e mobiliário ao design industrial, gráfico, etc., e até ao o mercado dos casamentos, que obviamente não fica de fora. Por isso, e independentemente do que estivermos a planear, de quais são as nossas ideias pré-concebidas ou cores preferidas, se estamos à procura de inspiração é sempre uma boa ideia dar uma vista de olhos nas cores eleitas por esta entidade de renome mundial. Assim, hoje vamos inspirar-nos na cor Pantone 2021 e aplicá-la aos casamentos – “cor” que, na realidade, não é apenas uma, mas duas cores: illuminating yellow & ultimate gray (numa tradução literal «amarelo iluminado» e «cinzento definitivo»).

 

a pajarita pantone 2021 illuminating yellow & ultimate gray

Créditos: a pajarita 

Cores Pantone 2021: otimismo, resiliência & esperança

Se estão a escolher a palete de cores para o vosso casamento, quem sabe o critério da escolha das cores Pantone 2021 não vos empurre para a dupla elegante do cinzento & amarelo. Porque a escolha da cor do ano pela Pantone vai muito mais além da estética, da arte e do design, sendo o resultado de um processo de observação profunda e do trabalho de cerca de 40 especialistas do mundo inteiro, que se baseiam no cinema, na moda e também em movimentos sociais, mudanças políticas e acontecimentos globais, a par de estudos sobre como as pessoas reagem à cor.

 

Ora, no contexto atual, e após no ano difícil de 2020 a Pantone ter escolhido o “azul clássico” – por ter considerado que era necessário ter “confiança e a fé” – a junção dos dois tons em 2021 mostra como elementos independentes e diferentes entre si podem fortalecer-se mutuamente e corporificar um outro significado quando estão juntos, exprimindo resiliência, otimismo, esperança e a positividade que precisamos, conforme redefinimos, renovamos, voltamos a imaginar e reinventamos“, como explicou a a vice-presidente Laurie Pressman, acrescentando que a dupla illuminating yellow & ultimate gray “é uma história de cor que encerra sentimentos profundos de ponderação com a promessa de algo soalheiro e amigável”, simbolizando “uma luz ao fundo do túnel”.

 

cores Pantone 2021 illuminating yellow e ultimate gray

Assim, Laurie Pressman explica que a Pantone escolheu a Ultimate Grey [Pantone 17-5104] por transmitir a segurança de uma fortaleza, sendo a “a cor das rochas e das pedras que existem há milhões de anos e que não vão desaparecer tão cedo”. Além disso, é a cor que mais se encontra em calças de fato de treino, algo que nos habituámos a usar durante os últimos tempos.

 

Por seu turno, à solidez e segurança do cinza, a Pantone juntou a mensagem de esperança da cor viva que é o amarelo, Illuminating Yellow, a cor Pantone 13-0647, pois como diz Pressman “para a maioria das pessoas, amarelo significa esperança, positividade e algo por que ansiar”, acrescentando que estes são sentimentos que os responsáveis pelo instituto consideram fulcrais para enfrentar o ano 2021.

 

cinzento amarelo Pantone 2021

Créditos: Cantiga de Casar

Illuminating yellow & Ultimate gray na decoração do casamento

Após descortinarmos o simbolismo por detrás das cores do ano Pantone 2021, vamos então perceber como é que as podemos incluir na decoração e/ou identidade visual de um casamento.

 

A verdade é que podemos utilizar o amarelo e o cinzento em diversos elementos da decoração, no estacionário e até nos visuais dos noivos, dos pais dos noivos, das madrinhas, padrinhos, damas de honor, meninas das alianças, etc. O segredo está na harmonia e aplicar aquilo que a dupla Ultimate Grey & Illuminating Yellow nos transmite: conjugar elementos independentes, que juntos ganham força, isto é, usar o amarelo sozinho nalguns elementos e o cinzento noutros, vendo o resultado final como um todo.

 

a pajarita pantone 2021 illuminating yellow & ultimate gray convites casamento

Créditos: a pajarita

 

Assim, podem usar o cinzento como pano de fundo, apostando no amarelo, enquanto cor viva e marcante que é, apenas nos detalhes, unindo as duas cores com harmonia. Optem, por exemplo, pelo amarelo numa gravata ou boutonnier a realçar o fato cinzento do noivo; em vestidos das damas de honor ou nos respetivos bouquets, aqui a sobressair em vestidos cinzentos; nos arranjos florais; mobiliário, etc. São incontáveis os elementos em que pode incluir o amarelo, sem que seja excessivo.

 

Mesa Casamento cores Pantone 2021

illuminating yellow & ultimate gray pantone 2021

Noiva com damas de honor cores Pantone 2021 Foto: April Smith & Co. Photography

cinza e amarelo dama de honor pantone 2021

cinza amarelo Pantone 2021

Pantone-2021_Ultimate-Gray-e-Illuminating

noivos cinzento amarelo HAJLEY PHOTOGRAPHY

unhas cinzentas damas de honor casamento HAJLEY PHOTOGRAPHY

Sugar Ruffles (@sugarruffles)

E que tal? Gostam desta dupla cinzento & amarelo para o vosso casamento? Que outras cores têm em mente? Partilhem tudo connosco.

 

E até breve!

 

Créditos imagens inspiração: Ryan & Alyssa Photography | April Smith & Co. PhotographyLuminous WeddingsHajley Photography | Sugar Ruffles

 

 

 

 

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade