Created with Sketch.
Mónica Aragão

A Vestidus sugere: 6 passos para escolher os sapatos de noiva

O que lhe vem à cabeça quando pensa no seu casamento? O seu vestido lindo, a quinta que escolheu, uma cerimónia perfeita na companhia dos seus convidados, a família e os amigos que mais adora, uma decoração fabulosa, as flores, a vossa primeira dança, a música. E nos sapatos de noiva? Já pensou?

 

Algumas noivas pensam que ninguém vai olhar para os seus sapatos. Podemos assegurar que essa ideia não pode estar mais longe da verdade. As pessoas reparam em todos os detalhes no que diz respeito à noiva, desde o vestido ao que levam calçado, das flores aos acessórios que escolheram para embelezar o penteado. Não vai querer que os sapatos comprometam a grande entrada na cerimónia ou até mesmo algumas das fotografias, pois não?!

 

Quando agendamos a primeira prova do vestido com as noivas, recordamos que deverão trazer os sapatos, para podermos começar a elaborar os ajustes, nomeadamente as bainhas. Sentimos que, na maioria das vezes, a escolha dos sapatos é algo apressada, feita no último minuto, para gastar o mínimo possível. Assim sendo, é muito fácil fazer uma escolha de calçado infeliz para um dia que se quer feliz, da cabeça aos pés!

 

O que deverá então ter em mente quando escolhe os seus sapatos de noiva?

  1. Conforto acima de tudo.

Lembre-se, vai usá-los todo o dia, bem cedo (antes de a cerimónia começar), até ao fim da noite. Regra geral, os sapatos de noiva são criados com um apoio extra na planta do pé, para maior suporte e conforto durante o dia do casamento. São diferentes dos modelos habituais que encontramos em qualquer sapataria. Não cometa o erro de comprar sapatos baratos, de qualidade inferior. Sorrir para as fotografias será bem mais difícil se escolher o modelo errado.

 

  1. Deixe a sua personalidade brilhar.

Sapatos na cor do vestido não são obrigatórios. Assim como não é obrigatório levar sapatos de salto alto só porque alguém lhe sugeriu que fica mais elegante. Não há nada menos elegante do que ver alguém a tentar equilibrar-se nuns sapatos com os quais não se identifica e que simplesmente não foram feitos para serem confortáveis. Seja verdadeira consigo mesma e com o seu estilo. Há opções lindas de modelos de sabrinas e sandálias se não se sente bem com saltos altos.

 

  1. Use-os antes do casamento. Sim, antes!

Imagine o dia do seu casamento. Uma cerimónia magnífica, os convidados à sua espera, o noivo ansioso por dizer “Sim, aceito!”. E você? Na verdade, não lhe sai da cabeça apenas um e só um pensamento: “Quando é que eu vou poder tirar estes sapatos desconfortáveis?!”. Por isso, já sabe: use os sapatos de noiva antes do dia, em casa quando estiver no computador ou a ver televisão, no escritório quando estiver sentada à secretária. O importante é que se moldam ao seu pé e percam a resistência natural de um sapato novo. Existem também produtos no mercado que ajudam a amaciar os sapatos e a torná-los mais confortáveis de usar.

 

  1. Veja os sapatos como um investimento. Pode usá-los novamente.

Ao contrário do vestido, pode usar os sapatos de noiva depois do casamento. Encontrar o equilíbrio perfeito entre preço, estilo, conforto e funcionalidade não é fácil mas, como os sapatos podem ser usados novamente, valerá a pena investir um pouco mais de tempo e dinheiro na sua escolha.

 

  1. Traga os sapatos à prova do vestido.

É importante que a bainha do vestido fique alinhada com a altura do sapato, para que não fique demasiado curto (dando a ideia que o vestido não seria o mais indicado para a sua altura) ou demasiado comprido (comprometendo o andar em segurança). A última coisa que vai querer é pisar o vestido enquanto anda. O mesmo aplica-se se está a pensar em trocar de sapatos durante a festa. Certifique-se que o salto do sapato do plano B é da mesma altura do sapato que foi usado para a marcação das bainhas. Se levar um sapato de salto mais baixo, o vestido ficará demasiado comprido e não poderá andar sem o pisar. Por isso, fica a sugestão: esqueça o plano B e invista nuns sapatos que possa usar todo o dia.

 

  1. Não se esqueça dos seus pés.

Mime-se, planeie uma visita ao seu SPA preferido ou faça em casa, mas não deixe de fazer uma pedicure. Para além de cuidar dos calcanhares, de calosidades e outros problemas que poderão comprometer o seu conforto, vai agradecer ter embelezado os seus pés, principalmente se usar sandálias ou outro tipo de calçado mais aberto. Mesmo se escolher um sapato fechado, vai querer ter uns pés perfeitos para a lua-de-mel.

 

Vestidus é fornecedora seleccionada Simplesmente Branco. Podem encontrar mais informação e contactos detalhados na sua ficha de fornecedor, arquivada em Vestidos de Noiva.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade