Created with Sketch.
Susana Pinto

Lua-de-mel na República Checa

Continuamos na nossa série de sugestões de viagens de lua-de-mel, com a ajuda da I Go Travel.

Sonhar é essencial à felicidade e redescobrir o mundo, quando tal for tranquilo, vai saber-nos muito bem!

 

Hoje vamos explorar a República Checa, este país bonito que não se esgota na cenográfica Praga.

Lembro-me perfeitamente da viagem que fiz até esta cidade, em 97, o Leste da Europa a abrir-se ao resto, corremos, de comboio, porque era assim que se viajava naquele tempo, Praga, Budapeste, Bratislava, Cracóvia, Auschwitz, Viena. Lembro-me de ter ficado maravilhada com esta cidade cenográfica, cheia de ornamentos em ferro forjado negro como a noite e remates dourados incandescentes. A  globalização estava longe e tudo era diferente de tudo!

 

A pouco mais de três horas de distância de avião, a partir de Lisboa, no coração da Europa, encontramos este pequeno país com pouco mais de 10 milhões de habitantes, que leva os seus visitantes por uma viagem no tempo, aliando romantismo, desportos de inverno, gastronomia típica e uma riqueza cultural e arquitectónica ímpares.

A República Checa deve ser um destino a considerar por quem acabou de casar e procura uns dias a dois cheios de charme e romance, e que não implique viagens longas e jet lag de regresso. Escolhê-la como destino romântico não deve ficar resumido a uma estadia em Praga, já que há muitas outras cidades por descobrir,  resguardadas das multidões de turistas.

 

Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa

Com boas infraestruturas e uma boa rede de transportes, viajar pelo país de comboio é fácil e permite criar roteiros que passem por diferentes locais e, assim, conhecer um pouco mais de tudo aquilo que a República Checa tem para oferecer.

Praga é, sem dúvida, a porta de entrada no país. Podem demorar-se por lá ou seguir para outras paragens. A I Go Travel leva-nos numa viagem por estas terras de contos de fadas e deixa-nos com vontade de ir já fazer as malas!

 

Comecemos, então, pela capital, Praga, com o seu imponente castelo, o maior castelo medieval do mundo. Imaginem-se a passear de mãos dadas pela Praça Central, o coração da cidade, ou de charrete pela Ponte Carlos. Estão na cidade ideal para viver uma experiência inesquecível com uma ida à ópera ou a um espectáculo de marionetas, artes exímias destes países de Leste. Se viajarem até lá no verão, aproveitem o ar livre, os festivais de rua e a animação típica que se vive nas inúmeras esplanadas.

 

De Praga, com frio, seguimos para cenários de Inverno.

A I Go Travel sugere Liberec ou Lipno,e e como já conversámos por aqui, uma viagem de lua-de-mel com neve é sempre uma opção a considerar e bastante exótico, dentro daquilo que é o nosso clima habitual sempre tão temperado!

Liberec é a estância de sky mais próxima de Praga, mas Lipno tem outros encantos que nos atraem também noutras épocas do ano, como o seu Lago, rodeado de hotéis, resorts e restaurantes. Se no inverno, recomendamos o sky, o snowboard e os spas, no verão as atividades náuticas são as preferidas.

 

Um ambiente propício para o amor e para o romance é algo que não falta na República Checa e Cesky Krumlov é uma das cidades mais românticas da Europa.

Levando-nos numa viagem através do tempo, esta cidade cheia de charme destaca-se pelas suas casas pitorescas, com ruelas medievais e edifícios renascentistas. Sugerimos um passeio pelas margens do rio Vltava, assistir ao pôr-do-sol do alto na torre do castelo com uma vista incrível sobre a cidade, e terminar com um jantar num dos restaurantes charmosos da cidade é um programa romântico que não vão querer deixar de fazer.

 

Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa Lua de mel em Praga, na República Checa

A República Checa é sinónimo de artesanato tradicional, como o cristal da boémia ou a porcelana checa, mas os seus sabores típicos também contam muito da história desta região. O famoso goulash ou as kledlík são iguarias a experimentar, sempre acompanhadas pela tradicional cerveja checa.

E se são apreciadores de cerveja, a I Go Travel sugere uma ida a Ceske Budejovice, terra da cerveja Budweiser Budvar, para uma visita à cervejaria tradicional onde esta cerveja é produzida. Além de ficarem a conhecer a história da marca, familiarizam-se com todo o processo de produção e poderão provar as suas variedades. No verão vai saber-vos lindamente!

 

A próxima sugestão de vidita é Olomuc, uma cidade calma e sem enchentes de turistas, que tem na Coluna da Santíssima Trindade o seu monumento mais importante. Os queijos tradicionais, que poderão conhecer melhor com uma visita ao Museu do Queijo também merecem uma prova cuidada. Bem perto de Olomuc, as Montanhas Jeseník convidam ainda a uma caminhada, um passeio de bicicleta ou a cavalo por paisagens de tirar o fôlego.

País de monumentos esplêndidos, uma arquitectura variada e deslumbrante, a República Checa vai conquistar-vos pelo seu ambiente romântico que pede longos passeios. Há música e arte por todo o lado, há parques e jardins em todas as cidades, perfeitos para a prática desportiva, para um piquenique, para ler, para fazer uma declaração de amor ou só para passear.

 

Conseguem resistir a um destino assim?

 

Imagens bonitas de Praga, via Entouriste.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade